Como funciona?

Evite a deslocação até um balcão presencial e faça o seu processo online gratuitamente. É muito simples:

  • Localize as suas propriedades indicando os seus limites no mapa digital ou carregue o(s) ficheiro(s) com as suas coordenadas;
  • Assine eletronicamente o termo de responsabilidade, disponibilizado pela plataforma;
  • Aguarde até que um técnico habilitado valide o seu processo online.

Para concluir este processo terá que assinar eletronicamente um termo de responsabilidade enviado através desta plataforma e aguardar que a validação feita por um técnico lhe seja comunicada.

COMECE JÁ A LOCALIZAR AS SUAS PROPRIEDADES

Com autenticação eletrónica Sem autenticação eletrónica

Se optar por localizar a propriedade com autenticação deve ter consigo o Cartão de Cidadão e respetivos códigos PIN, ou o código PIN e o telemóvel que tem associado à sua Chave Móvel Digital

Proprietários

Podem participar gratuitamente os detentores de propriedades localizadas dentro dos 10 concelhos abrangidos nesta primeira fase do BUPi.

Outros

Podem ainda realizar a representação gráfica georreferenciada gratuitamente os detentores de outros direitos sobre as propriedades. Por exemplo, arrendatários, superficiário ou município.

Para localizar a propriedade

Através do BUPi não há custos associados à identificação e localização dos limites da sua propriedade.

Para efetuar o registo predial

Até 31 de outubro de 2018 o registo predial é também gratuito para todos os titulares, desde que entreguem o desenho com a localização das suas propriedades.

Para autenticação segura

Pode iniciar o seu processo online e autenticar-se de forma segura de dois modos: se optar por se autenticar com o Cartão de Cidadão, deverá ter consigo o código PIN para além do documento de identificação, se optar por se autenticar com a Chave Móvel Digital, deverá ter consigo o telemóvel associado quando ativou e o PIN que escolheu na ativação.

Para identificar a sua propriedade no mapa digital

Para validar os seus processos online deverá também ter consigo a caderneta predial com o número da matriz a ser associada ao desenho da propriedade identificada ou ao ficheiro criado através de um levantamento topográfico no terreno.

Para realizar o registo predial

Consulte a tabela de apoio

Existem duas formas de identificar as suas propriedades online:

Desenhar

Indicado para titulares que consigam reconhecer a localização e o formato das suas propriedades num mapa. Se este é o seu caso, basta começar a desenhar.

Balcão de atendimento presencial

Caso necessite de auxílio personalizado para localizar e desenhar a sua propriedade, consulte o balcão mais próximo de si.

Carregar ficheiro

Indicado para titulares que tenham feito um levantamento topográfico no terreno ou numa ferramenta de desenho sobre mapas digitais cujos ficheiros estão nos formatos aceites (KML; Shape; Gpx; Igc; TopoJSON ou GeoJSON), criados através de um levantamento topográfico no terreno, ou numa ferramenta de desenho sobre mapas digitais. Se este é o seu caso, basta fazer upload dos ficheiros a partir da 'ferramenta de desenho’.