Novo visualizador BUPi – agilizar o conhecimento

Funcionalidades
Foi lançado um novo Visualizador Geográfico disponível na plataforma e nos balcões BUPi. Para os cidadãos, isto significa uma melhoria da qualidade dos serviços e uma agilização do trabalho realizado pelos técnicos habilitados, alargando o conhecimento do território e acelerando o processo de identificação da localização e dos limites dos prédios rústicos e mistos.
O novo visualizador permitiu reforçar a importância do papel dos técnicos habilitados, tendo estes sido envolvidos no desenvolvimento das novas funcionalidades, desde a etapa de levantamento dos desafios e lacunas a ultrapassar, durante a fase de desenvolvimento e de testes, até à análise da componente de experiência do utilizador e de user interface, numa lógica de cocriação de um instrumento de trabalho centrado nas necessidades dos utilizadores, nas exigências do processo, bem como, na eficácia dos resultados.
Com esta nova versão, fica também concretizado o objetivo de habilitar a atualização de conteúdos por técnicos operacionais e a possibilidade de criação futura de novos visualizadores públicos ou privados, que serão réplicas deste, a partir de um backoffice de configuração, sem necessidade de desenvolvimentos adicionais.
A introdução de novas funcionalidades e conteúdos, testados em conjunto com os utilizadores do visualizador, inclui um cronograma dinâmico (time slider) que permite consultar as várias versões históricas de uma determinada camada de informação geográfica, por exemplo, informação dos ortofotomapas entre 1995 e 2018, a Carta de Ocupação e Uso do Solo, entre 2007 e 2018, e ainda as áreas ardidas entre os anos de 2009 e 2022.
O que traz isto de interessante para o cidadão? A visualização de dados históricos permite reconstruir, no mapa, o estado do território numa determinada época, ajudando o utilizador a fazer a correspondência com as suas memórias. É também disponibilizada a funcionalidade de varrimento que permite comparar, em simultâneo, duas camadas de informação no mapa, ajudando a dissipar mais rapidamente dúvidas e a agilizar o trabalho de identificação. Para além de tudo o que já foi referido, há ainda uma nova possibilidade de visualização em ambiente 3D, que permite a alternância entre 2D/3D, oferecendo uma nova perspetiva do território, mais próxima do que os cidadãos reconhecem no terreno, e nessa medida mais útil e apta a uma identificação mais célere e eficaz das propriedades.
Numa perspetiva de transparência por parte da eBUPi, será disponibilizado a todos os cidadãos, no site bupi.gov.pt uma versão pública do novo visualizador, de simples utilização, e que permite verificar quais os territórios já identificados no BUPi, sempre com a salvaguarda dos dados pessoais. Esta solução também irá contribui para reforçar a relação de colaboração e confiança entre os proprietários, os técnicos habilitados, os municípios e a eBUPi.
Milhares de pessoas já utilizaram o Balcão Único do Prédio para identificar os seus terrenos de forma simples e gratuita. Quanto mais rápido iniciar o seu processo, mais cedo garante a proteção do seu legado.
Não deixe para mais tarde.
Inicie já a identificação e registo das suas propriedades ou, se precisar de ajuda, entre em contacto com o balcão de atendimento BUPi do seu Município.