
Iniciativas para aumentar o conhecimento do território
O ano de 2025 marca um período crucial para a eBUPi, dado que representa o último ano do mandato respetivo, e implicará a continuidade e reforço de todos os esforços com vista à aceleração do conhecimento do território, através da implementação do SICS e para consolidação do BUPi com cobertura nacional.
O presente plano de atividades delineia os objetivos, as iniciativas e as principais atividades previstas para o ano de 2025, com o intuito de aumentar o conhecimento do território, promover a georreferenciação das propriedades e garantir a eficiência e qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, assente numa lógica colaborativa entre níveis da Administração Pública Central, Regional e Local e tendo presente o trinómio pessoas, processos e tecnologia.
O BUPi identifica e valoriza o território português.
As 9 iniciativas do Plano de Atividades da eBUPi para o ano de 2025
Expandir a implementação do cadastro simplificado
Aumentar o conhecimento do território através da georreferenciação de 40% das matrizes prediais até ao final do ano, com a inclusão dos 15 municípios da Região Autónoma dos Açores e a evolução da aplicação móvel BUPi.
Melhorar a qualidade dos dados geográficos
Implementar soluções tecnológicas para enriquecer e melhorar os dados geográficos, garantindo um conhecimento do território de maior qualidade e que possa ser partilhado externamente.
Expandir o GeoBUPi
Possibilitar a definição e implementação de um Geoportal, contribuindo para a evolução do GeoBUPi como plataforma de partilha de dados geográficos para o cidadão e entidades públicas e privadas.
Evoluir a plataforma BUPi
Assegurar a implementação da reengenharia de processos essenciais e garantir a interoperabilidade entre os sistemas do IRN, I.P., AT e DGT, promovendo a desmaterialização e simplificação dos procedimentos e a expansão gradual do Número de Identificação do Prédio (NIP).
Desenvolver Centros de Competências Regionais
Garantir a execução prevista para a atividade a realizar ao longo do ano de 2025 por parte dos Centros de Competências Regionais do Norte e do Centro, de modo a apoiar o SICS e o BUPi ao nível regional.
Potenciar o valor do conhecimento na gestão do território
Promover a análise e partilha de dados para a gestão e valorização do território, bem como para a mitigação de riscos, com outras entidades que prosseguem atribuições públicas.
Garantir a comunicação e divulgação do BUPi
Implementar ações de comunicação para aumentar o conhecimento sobre o projeto e mobilizar os cidadãos para a identificação e registo dos prédios.
Monitorizar e avaliar o impacto do projeto
Prosseguir a operacionalização do modelo de monitorização e avaliação dos resultados e impactos do BUPi de acordo com a framework definida e em implementação, bem como a dimensão de dashboards associados à dimensão de gestão e de melhoria contínua do projeto.
Transferência das funções do Centro de Coordenação Técnica (CCT)
Asseverar que a implementação do cadastro simplificado e a plataforma BUPi se encontram estabilizadas e sustentáveis, com vista à transferência das funções do CCT, previsto na Lei n.º 65/2019, de 23 de agosto, para o IRN, I.P., no final do mandato da eBUPi, em 31 de dezembro de 2025.
Entregáveis do Projeto BUPi
O projeto BUPi está integrado em vários programas, nomeadamente:














Estrutura de Missão Para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado - 2025