Já estão abertas as candidaturas para a primeira edição dos Prémios BUPi, que vão distinguir os que mais se têm destacado no âmbito do projeto Balcão Único do Prédio. A entrega dos Prémios vai acontecer no dia 8 de março de 2023, em Coimbra.
Criado em 2017, enquanto projeto piloto em 10 municípios, o BUPi está agora presente em 143 dos 153 municípios que não dispõem de cadastro predial, e no qual trabalham diariamente mais de 460 técnicos habilitados. É um projeto que tem vindo a mobilizar os proprietários em torno do objetivo cimeiro de contribuir para um maior conhecimento e valorização do território.
Para assinalar o trabalho que está a ser realizado em todo o país e, sobretudo, pelos municípios na implementação deste projeto, foram criados os Prémios BUPi, que vão reconhecer publicamente quem mais se destacou, em 2022, nesta comunidade, passando por técnicos habilitados, municípios e Comunidades Intermunicipais.
Pretende-se, ainda, que os Prémios sejam um fórum anual de reconhecimento do trabalho realizado e dos resultados atingidos em várias das dimensões do projeto, bem como uma partilha de conhecimento de boas-práticas.
Há, por isso, 10 categorias a concurso e as candidaturas já estão abertas. Os prémios serão atribuídos a nível individual e coletivo, incluindo o Grande Prémio BUPi, para o município que mais se destacou de forma transversal nas várias dimensões do projeto durante o ano.
Já foram identificadas, de forma gratuita e sem aumento de impostos, mais de 930 mil propriedades no âmbito do BUPi por mais de 150 mil cidadãos portugueses.
Mais informações sobre os Prémios BUPi aqui.